CRAS presta orientações nas escolas de Canavieiras sobre o Bolsa FamÃlia
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu durante toda a terceira semana de setembro uma mobilização nas escolas das redes públicas Estadual e Municipal de Canavieiras. O objetivo dessa mobilização foi o de prestar informações e orientações às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Segundo a psicóloga Taísa Vasconcelos, a equipe técnica do CRAS, integrada por uma psicóloga e assistentes sociais realizaram reuniões nas escolas, no sentido de explicar todas as condicionalidades do Programa Bolsa Família e divulgação de todos os serviços que são oferecidos pelo CRAS no município de Canavieiras.
Entre essas condicionalidades na área da educação estão matricular as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em estabelecimento regular de ensino; garantir a frequência escolar de no mínimo 85% da carga horária mensal do ano letivo, informando sempre à escola em casos de impossibilidade do comparecimento do aluno à aula e apresentando a devida justificativa; e informar de imediato ao setor responsável pelo PBF no município, sempre que ocorrer mudança de escola e de série dos dependentes de 6 a 15 anos, para que seja viabilizado e garantido o efetivo acompanhamento da frequência escolar.
Na primeira etapa da mobilização, foram visitadas as escolas Centro Educacional Osmário Batista (CEOB), Noécia, Frederico Minervino e Isbela Freire. Entretanto, a proposta é abranger todas as famílias beneficiárias do município. A equipe técnica informa que essa ação será realizada de forma contínua, a fim de promover esclarecimento às famílias sobre todos os serviços ofertados na Secretaria do Bem-Estar Social.